quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SKYPE 7.12





O Skype é um dos melhores mensageiros da atualidade, principalmente para quem gosta de conversas em grupo e conferências de vídeo. Ele conta com uma grande variedade de ferramentas para comunicação, incluindo chamadas de vídeo e voz pela internet, tradução ao vivo e até ligações telefônicas VoIP para qualquer lugar do mundo.

Fora isso, o bom e velho chat via mensagens de texto continua firme e forte e foi bastante melhorado nessa nova versão do programa. No entanto, apesar do Skype ser muito bom, se você não pretende usar as ferramentas mais avançadas, pode ser interessante testar outros programas de conversa também, já que ele tem vários detalhes que poderiam ser melhorados.

O que falta no Skype

Apesar de ser um ótimo programa e estar cada vez mais estável, o Skype está longe de ser perfeito. Para quem usa o chat de texto predominantemente, por exemplo, faltam opções que deixariam ele bem mais dinâmico e moderno, como o suporte a gifs e stickers mostrados normalmente na janela de conversa.

Isso acontece no Telegram, por exemplo: você pode mandar uma foto e ela é mostrada no meio da conversa e não necessariamente baixada para o seu computador. Este recurso torna os chats mais divertidos e você pode usar fotos e gifs para demonstrar emoções que são difíceis de passar em modo texto.

O Skype não possui essas ferramentas — e isso não parece que vai mudar tão cedo. Todas as fotos são enviadas como arquivos e abertas no computador, e não na janela de conversa. Outro detalhe que poderia ser inspirado pelos seus concorrentes é algo observado no Whatsapp: em conversas em grupo, os nomes são mostrados em cores diferentes e é fácil saber quem é quem durante o papo.

Bonito e cheio de boas ferramentas

Mesmo com detalhes que poderiam ser melhores, o Skype é um programa incrível mesmo assim. Ele tem opções de conversa por vídeo e áudio que são referência para a maior parte dos apps desse tipo, já que ele foi um dos pioneiros nesse segmento.

O que mais chama a atenção no Skype, ao abri-lo pela primeira vez, é a sua interface. Ela foi completamente redesenhada nas últimas atualizações e traz um visual mais moderno e descontraído. Temos elementos arredondados e coloridos para todo lado e até o recorte das fotos dos contatos adotou o formato circular. Tudo para garantir uma identidade visual consistente e mais "clean".

O recurso de vídeo, que é um dos carros chefes deste app, funciona bem se a conexão de todos os participantes for boa, mas é interessante lembrar que quanto mais pessoas usando vídeo ou áudio em uma mesma janela, mais pesado esse chat fica, então falhas e pequenos travamentos são comuns e esperados se a sua internet não for tão rápida.

A transferência de arquivos é automática para seus contatos adicionados e deve apresentar menos problemas dessa forma. Fora isso, tudo ficou bem mais ágil e os travamentos parecem ter acabado. Mesmo assim, só será possível ter certeza dessa condição no seu uso cotidiano.

Skype Translator

Este é um dos recursos que agora sim tem a oportunidade de levar o Skype cada vez mais longe. Com o Skype Translator, pessoas que falam idiomas diferentes podem esquecer a barreira da lingua e conversar: mas isso ainda está bem cru.

A ferramenta ainda demora alguns segundos entre cada frase e é preciso falar pausadamente. Ou seja, a conversa não é realmente orgânica, sendo preciso algumas pausas no meio. Para reuniões de trabalho, isso não parece tão incômodo, já que seria o equivalente a ter um tradutor presencial, mas em conversas de amigos esse atraso pode acabar deixando tudo artificial demais.

Ligações e WiFi

Estes dois recursos seguem como ferramentas que você provavelmente vai usar pouco no Brasil, já que os preços não chegam a ser tão atraentes assim. Se você precisar falar com telefones no exterior, no entanto, as ligações por VoIP são bem úteis e custam mais barato do que utilizar uma linha normal.

Os pontos de WiFi pago em locais públicos, no entanto, ainda são poucos e competem com conexões desse tipo gratuitas, que existem em cada vez mais estabelecimentos comerciais. Ou seja, novamente este é um recurso que provavelmente você vai usar bem mais se estiver viajando para outro país, por exemplo.

Vale a pena?

O Skype é um programa incrível e que merece a fama adquirida ao longo dos anos. Ele é fácil de usar e cheio de ferramentas avançadas para conversar com quem você mais gosta por vídeo, áudio e texto. As opções de ligação e WiFi pagas são boas, mas acabam não chamando tanto a atenção quanto os recursos gratuitos, que fazem com que valha a pena testar o Skype para falar com os amigos!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MENU INTERATIVO